segunda-feira, 13 de abril de 2015

Religião e preconceito

Já à algum tempo estava planejando-a, e, finalmente, aqui está a polêmica postagem sobre a minha "religião", crenças, filosofia, etc- E mais importante; o preconceito encrustado em relação a ela.

Se você me conhece, não é novidade o fato de eu ser uma grande fã de teologia em geral. Sempre adorei estudar sobre várias doutrinas religiosas, por mais diversas e antagônicas que sejam. Tenho vários livros sobre o assunto, desde à bíblia cristã à polêmica "Bíblia Satânica", e leio todos com muito carinho. Consequentemente, adoro ler/pesquisar sobre esoterismo, filosofia, e até mesmo alguns campos da história e sociologia. 
Nos anos que estudei numa escola de padre, tinha como matéria obrigatória Ensino Religioso, e eu achava as aulas interessantíssimas, mesmo ainda sendo pequena- Talvez venha daí o meu interesse por tudo isso.


Mas afinal, no que eu acredito?

Apesar de toda a influência cristã, sempre me considerei agnóstica/cientificista ao pé da letra- Basicamente eu não nego a possibilidade de existência do místico, do sobrenatural, contudo acredito na impossibilidade humana de provar a existência de tal.
Esse meu pensamento perdura até o presente, entretanto com os anos e estudos ele sofreu influências diversas.
A principal, foi fruto das obras do famoso filósofo Anton LaVey, meu favorito, e criador da polêmica Igreja de Satã, escritor da Biblia Satânica, dentre várias outras obras correlacionadas à esta.

-Para tudo- Agora você deve estar pensando que eu sou uma maluca psicopata que come criancinhas e bebe sangue. Estou errada?
Infelizmente, essa é a visão que a sociedade tem dessa filosofia, que na verdade, é uma ideologia extremamente nobre e embasada.
Geralmente nós levamos o preconceito de uma forma descontraída e bem-humorda, fazendo brincadeiras provocativas até, mas o Satanismo de fato, é uma religião- e infelizmente, uma das mais mais odiadas e repudiadas pela massa.

Aconselho vocês à lerem, basta superficialmente as obras relacionadas ao Satanismo de LaVey (pois existem outras doutrinas, não as confunda!) e seu preconceito certamente será erradicado.

No que consiste, resumidamente?

O satanismo de LaVey é, nada menos que a a valorização do indivídio (individualismo) como um culto ao seu próprio 'eu'. Satã, na realidade não é um ser material, e sim um arquétipo; um símbolo. Também é parte da doutrina satânica a auto-indulgência, e a valorização dos valores carnais e terrenos, inerentes à natureza humana, e a aplicação da "Lei de Talião", da famosa frase "olho por olho, dente por dente." do antigo Código de Hamurabi.

- Na bíblia satânica, encontrei compatibilidade com a minha concepção de moral, e a conformação e aceitação da minha natureza humana, imperfeita.

Tudo isso, não nega o meu caráter agnóstico, por contrário, serve até como afirmação.

Sobre o preconceito, infelizmente a Igreja se mantém viva e poderosa aos custos da demonização do diabo, pois uma vez que as pessoas o temem, "não saem da linha cristã", e não questionam. O que é reflexo nos dias atuais, pois até hoje isso acontece.

Não sou intolerante com nenhuma religião ou crença, sou totalmente aberta e amigável ao diálogo construtivo. Então porque a sociedade tem que me enxergar como malígna, como se eu fosse alguma espécie de "anti-cristo" ou coisa do tipo? Sabe, eu também tenho uma família, amigos, também tenho sentimentos, também amo, também odeio, sou uma pessoa exatamente como qualquer outra. Não faço "orgias em cemitérios", não queimo igrejas, não pratico magias ou coisas do tipo, assim como nenhum outro seguidor de LaVey- E o mais importante; sou humana, feita de água, carbono; animal, como todos vocês.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas, (claro que não adentrei muito se não faria um post gigantesco que ninguém leria) e espero que isso possa ajudar alguma forma à minimizar a intolerância religiosa.

Até a próxima :) ,
Ariel

19 comentários:

  1. Uma vez eu li um texto maravilhoso no web sobre satanismo. Na época até imprimi, tá em algum lugar rsrs! Fico feliz que você possa utilizar esse seu espaço pra falar sobre o que você acredita até mesmo pra ajudar a diminuir o preconceito.
    Outro dia conversava com uma amiga minha sobre se conhecíamos alguém que seguia LaVey e veja só, você apareceu! Agora já sei com quem aprender, conversar, debater sobre o tema ;)
    Bjs e parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sana. Sim, a idéia aqui do blog é falar tudo mesmo, agrade ou não, rs.
      Também não conheço muita gente que siga, se eu disser 5 já é muito. Pode conversar comigo quando quiser, vou adorar :D
      bjs!

      Excluir
  2. Acho muito legal,saber sobre oque as pessoas acreditam,acho muito interessante,pena ser um assunto que poucas pessoas saibam conversar e respeitar.
    Eu sou cristã,e sinto na pele o preconceito dos dois lados,primeiro pq ao saber que sou cristã,que leio a bíblia e a sigo,automaticamente as pessoas me julgam com alguém burra,ignorante,ultrapassada,etc
    já perdi a conta das vezes q fui julgada e magoada pela minha escolha.
    por outro lado como sou de uma igreja alternativa,muitos cristãos tbm nos julgam e acham q comemos criancinhas kkkk,já falaram absurdos.
    Acho muito triste que em tempos tão modernos as pessoas não consigam respeitar as escolhas alheias,parece q isso só serve para a escolha sexual,mas esquecem que se a pessoa escolheu X religião ela tem os seus motivos,as suas experiências espirituais que a levaram até lá e isso deve ser respeitado,porque só diz respeito a pessoa,não atinge aos outros.
    tenho pensado em escrever/gravar algo sobre o assunto a tempos,mas ainda não me decidi como abordar isso da melhor forma.
    parabéns pelo post.
    desculpe o jornal kkkk
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio :)
      Sim, os cristãos também sofrem preconceito nesse sentido.. O negócio é respeitar as escolhas individuais e o que cada um acredita. Cabe o bom senso.
      Leio seu blog há algum tempo e sempre achei muito legal o projeto da tua igreja "metal" haha, é realmente uma boa alternativa pros alternativos que seguem a doutrina cristã. Obviamente vcs devem ser bastante mal vistos, infelizmente.
      Aguardo pelo seu post sobre o assunto.
      Bjo ;*

      Excluir
    2. Olá,estava buscando alguém que entendesse desse assunto,tenho algumas perguntas.Na verdade essa sociedade vive com a cabeça na época passada,ninguém respeita a religião de ninguém,acham que uma religião é a certa e a outra é errada.Sou evangélica e respeito muito qualquer religião,seja Hinduísmo,Budismo,Satanismo etc.Queria muito conversar com você.Se você possuir Watts me Add: (38)99215-2736,Meu nome é Lua Summer,Prazer !😚

      Excluir
  3. Satanismo LaVeyano é a melhor filosofia. Sério.

    Beijos,
    Nighght

    ResponderExcluir
  4. Eu li o post completo, hahahahah. Realmente, eu não consigo entender tanto repúdio a algo que não se conhece. Preconceito enraizado.

    Eu me considero agnóstica, ainda não apoio nenhuma religião. Na verdade não gosto de religiões, elas são o verdadeiro câncer da humanidade... infelizmente algo que era para ser benéfico se torna alvo de motivo de guerras, preconceito, desentendimento e pessoas são mortas todos os anos por conta delas.

    Enfim, nunca li direito sobre LaVey, conheço pouca coisa, queria que tu me indicasse um bom livro sobre... sempre estou aberta para o conhecimento, apender nunca é demais.

    Beijos! E ótimo post.


    madessy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, o agnosticismo é uma boa escolha pra quem ainda não se posicionou, mas também não quer ser um cético radical.
      Sobre os livros, recomendo primeiramente, a Biblia Satânica (você pode baixar o pdf fácil da web) e depois, Os rituais satânicos, que aprofunda um pouco mais o que a bíblia fala.
      Também existem um sites muito bons que falam sobre o assunto, se quiser depois posso procurar e te passar.
      Espero que goste :)
      bjo!

      Excluir
  5. Uma vez li algo parecido com o que você explicou sobre satanismo. Só não sabia que existiam várias vertentes. Mas isso já pra se imaginar, já que mesmo no Cristianismo existem várias vertentes com diferenças entre si.

    Não sou muito fã de religiões porque querendo ou não eu acho que elas acabam limitando a visão das pessoas em relação a algo. Por isso não sei bem se me considero alguma coisa. Mas desde que comecei a ler sobre paganismo e ocultismo me identifiquei com tais filosofias. Sendo que a bruxaria é o que mais chama minha atenção.

    Mas o que eu acho que acontece para tanto preconceito, quando se trata do Cristianismo, é o seguinte: a religião cristã ganha ($) com a fé das pessoas. Ela é uma das maiores religiões do mundo e conta com seguidores em todos os cantos. A igreja é rica (o Vaticano, na verdade). Eles não querem perder seu poder. Então o que eles fazem? Demonizam tudo que não pertence a sua filosofia para que seus seguidores não queiram conhecer e, pior ainda, abominem filosofias diferentes para não saírem do Cristianismo. Sobre as outras religiões eu não posso falar porque eu não conheço. Mas isso que eu falei é o que eu sinto em relação à religião cristã. E acaba que as pessoas que seguem a religião e não conseguem perceber o interesse da alta cúpula da igreja são influenciados por essas ideias erradas que são disseminadas por aí. É lógico que com isso eu não tô querendo falar que todo cristão é burro, cego e ignorante. A filosofia do cristianismo na verdade é muito bonita. Prega o amor, a compaixão e tal, mas o problema é que quem tá nos níveis lá em cima não querem saber da filosofia em si e sim em como ela pode beneficiar apenas a eles mesmos... Bem triste isso porque as pessoas começam a acreditar que outra pessoa é ruim apenas pela religião que seguem, quando na verdade caráter vai muito, muito além de religião...

    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A instituição "Igreja" em si é extremamente obscura e corrupta. É mesmo um câncer que infeta a nossa humaniade há séculos e séculos. Amor ao próximo e tudo mais é muito doce e bonito, mas é algo utópico e inatingível, e não é de nossa natureza individualista e egoísta.
      No fim das contas, o que vale é o bom senso em respeitar as escolhas religiosas alheias e aprender a conviver com elas.
      Beijo! :)

      Excluir
  6. Ariel, eu te entendo. Eu era wiccan um tempão, depois fui atrás de outra religião, que somasse comigo. Acabei andando em várias vertentes até que me achei no CIH. Não falo dela a ninguém, porque muitas pessoas acham que é macumba, bagunça, julgam mesmo.
    Admiro sua coragem em se abrir, e se a Sana quiser vamos nós 3 bater um papo, quero saber mais a respeito de suas crenças!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, hahaha qualquer coisinha mais diferente já é mal vista pelas pessoas. Muito triste.
      Adoraria compartilhar com vcs duas sobre as nossas crenças, é sempre bom conhecer novos pensamentos e idéias.
      Um beijo :*

      Excluir
  7. Ahh que maravilha! Realmente considero o Satanismo Moderno como uma maravilhosa filosofia, completamente embasada no humanismo e na ideologia individualista!

    Já li muita coisa do LaVey, incluindo a bíblia Satânica, e até ainda tenho uns livros aqui em casa. Não concordo com muito mais que a filosofia proposta porque é um tanto quanto cética - e vivenciando tudo o que já vivenciei quando a questão é espiritualidade, não consigo "não conceber" a existência de seres espirituais, por exemplo.

    O que eu acredito, sem dúvida, é mais parecido com o Luciferianismo rs

    Adorei o texto! Realmente vai ajudar muito no sentido de acabar com o preconceito idiota das pessoas que não se prestam a se informar.

    Beijões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, entendo! Também não sou só 100% "laveiana" digamos assim. Também tenho um pézinho no satanismo teísta, já que eu não nego nada afinal, e também leio sobre e me interesso bastante :)
      Fora o paganismo que também tem muitas coisas que me interessam!
      Obrigada pela opnião, seria também muito legal saber um pouco mais sobre o que você acredita.
      Bjo!

      Excluir
    2. O paganismo é a base de tudo o que acredito - mas com verdadeiro foco em Lúcifer, o deus que nos deu a luz da sabedoria para que pudéssemos evoluir - o verdadeiro Prometheus com seu fogo <3
      Também cultuo à Satã, que definitivamente, não tem nada a ver com o diabo cristão rs

      Beijões!

      Excluir
  8. Também adoro estudar religiões, crenças, filosofias, tenho diversos livros sobre o assunto, pois acho o assunto fascinante e a filosofia do satanismo de LaVey é uma das que eu mais gosto, mesmo gostando muito de assuntos religiosos me considero também uma agnóstica/cientificista, mas não nego totalmente a existência de algo sobrenatural, pois nem tudo a ciência consegue explicar e a questão do preconceito, eu acho desnecessário, se as pessoas se aprofundassem no assunto veriam que não é nada daquilo que mostram nos filmes de terror e que se deveria respeitar a religião, crença, etc, alheia, pois se a pessoa está feliz com o que acredita não se deve tentar empurrar outra religião goela abaixo.
    Conheci teu blog hoje e já estou amando, tão obscuro e tão cheio de personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. A solução é respeitar, de fato as crenças alheias!
      Muito obrigada, fico feliz por ter gostado do meu cantinho rs
      Bjo!

      Excluir
  9. Eu tenho vontade de ler a "Bíblia Satânica" mas nunca encontro força de vontade pra baixar um pdf ou procurar algum lugar para comprar. E infelizmente eu sou uma pessoa muito empacada para ler livros inteiros.
    Mas enfim, quando eu descobri o Satanismo Laveyano foi uma supresa. Não por ter algum receio com satanismo no geral, mas porque eu não esperava que ele tivesse uma filosofia rica! Eu tinha a visão que o satanismo era só umas espécie de "concorrência" da religião cristã. Mas quando eu comecei a ler sobre eu meio que me encontrei naquilo.
    Hoje em dia eu não tenho mais tanta próximidade (e bom, por nunca ter lido mais do que artigos e trechos da bíblia, pode-se dizer que eu nunca tive exatamente "proximidade") mas o pouco que eu tive conhecimento foi importante para reflexão e minha formação como pessoa.

    E Gostei muito do post! Acho bacana a desmistificação sobre esse tema (:

    Abraços!

    ResponderExcluir