quarta-feira, 23 de março de 2016

Goth/Metal In Berlin - Guia da noite alternativa berlinense

Honestamente, estou até meio sem jeito de começar esse post visto o meu sumiçasso do blog, rs. Mas isso se deve como vocês já devem ter imaginado ao meu trimestre na Alemanha, que acabou me impossibitando de elaborar conteúdo pelo escassíssimo tempo. E como vocês sabem, eu detesto atualizar blog só por "atualizar", sabe? Então de fato, estive esperando desde que cheguei por um momento bom de paz existencial para começar à soltar tudotudotudo que vocês vem me pedindo- E eu também tenho para contar da viagem! Se preparem que não é pouco. Aliás, se eu dissesse "muito" seria um eufemismo...
Resolvi então começar por um dos pontos mais altos da coisa toda (Se não o mais!). Sim. Ela mesmo: A vida noturna alternativa e a cena underground de Berlim. 
Considerando a falta de informações disponíveis sobre o meio metal extremo/gótico, estava empolgadíssima para divulgar as minhas experiências e descobertas ao longo do meu inesquecível tempo morando lá. Elaborei então uma espécie de "guia" para orientar um pouco sobre onde um "amante da escuridão" querendo se divertir, DEVE visitar na cidade.
No inverno a noite chega às 16h em ponto todos os dias. O céu escurece rapidamente e o frio aumente mais ainda. Mas o anoitecer, muitas vezes encarados por nós como hora de recolher-se, para o berlinense tem um sentido totalmente diferente. A cidade ganha vida no escuro e confirma a fama de capital alternativa, pois são centenas de opções para todos os mais variados (e exóticos) gostos. Lá tem de tudo! Posso com a maior certeza dizer-lhes que pelo menos para mim, não há cidade melhor para festas.
Logo na segunda semana, tive o meu primeiro contato com a cena gótica da cidade. Fui convidada pelo meu irmão alemão à uma "misteriosa festa" que eu honestamente não me empolguei por pensar que não seria coisa do meu gosto. Me enganei, pois ele havia pesquisado justamente algum lugar "trevosinho"que fosse me agradar- E agradou. Aliás, muito além disso! Fomos ao DunckerClub, um pequeno e escondido clube próximo à estação do S-Bahn Prenzlauer Alle, em Prenzlauer Berg, numa noite "trad-goth", synth 80's e medieval. O lugar é um dos principais QG's da cena, com a famosa Montags Duncker, festa que acontece todas as segudas-feiras que reúne a subcultura local. Justamente a festa que eu fui. O lugar não é tão grande, tem com uma decoração única em estilo "Transilvânia", pista de dança e um bar bem legal. Também existe uma área de fumantes com algumas mesinhas e cadeiras. A minha noite por lá foi a primeira grande. Tocou muito Sisters of Mercy, Siouxie, Joy Division, Depeche Mode e por aí vai. Foi a noite em que conheci os meus amigos alemães que me acompanharam pelas festas e bares até os meus últimos dias na Alemanha. Pessoas maravilhosas por sinal que mantenho contanto até hoje e mal espero re-ver.
O Duncker também é famoso pela arquitetura bem fechada e curiosa da área externa, onde é possível dar uma "espiadinha" na festa acontecendo lá dentro por um olho mágico.
É tambem a primeira e mais tradicional casa Post-Punk da cidade.
Finalmente, o meu lugar favorito da vida. Se você gosta de dançar muito, um clube grande e com várias opções de ambiente, a K17 ou "Kasi" é o paraíso. A casa é famosa em ambas cenas de metal e gótico em berlim pois é conhecida pelas noitadas de música extrema. O lugar é enorme, são 2 prédios com 3 andares cada mais uma área externa com foodtruck, bar e um pátio. É famosa por realizar shows de metal semanalmente de bandas de death, black e outros estilos de metal. Aos fins de semana, acontecem as festas grandes com estilos determinados. Mas cada andar tem uma pista tocando um estilo, desde a pista "cyber" com EBM, Industrial e etc, o andar death/black metal até os clássicos do rock 80's e synth. Perdi a conta de quantas vezes fui lá, e todas sem excessão foram maravilhosas. Como fã de EBM posso dizer que lá é a melhor opção- Em especial a festa Electro Rebel e Hellectro (que eu não perdia por nada!). Nesses dias rolava Combichrist, Eisenfunk, Suicide Commando, Hocico, Centhron...Todo mundo no industrial dance sem parar!  A casa costuma lotar geralmente também nas festas especiais do Rammstein, que são igualmente incríveis.
A K17 fica em Friedrichsein, próxima ao S-Bahn Frankfurter Alle, num bequinho escondido. É aquela luz vermelha no fundão, rs! A entrada geralmente é grátis até 23h e mesmo indo desacompanhado você com certeza fará amigos e terá uma noite daquelas hahaha.
O lugar é enorme e cheio de ambientes, aí são só alguns. Esses aí embaixo são os meus copos da K17 que guardei de lembrança :)
O último lugar para festa propriamente dito é o mundialmente famoso Last Cathedral horror bar, no Rosa-Luxemburg Platz, próximo ao centro. É um bar temático de terror muito conhecido e tradicional, sobretudo no início dos 2000s. Atualmente as festas não estão tão cheias por já ser um lugar "manjado" da cena, mas mesmo assim é um must-go e é de fato incrível. O lugar é bizarramente decorado em cada detalhe, cheio de caixões, caveiras etc espalhados. No subterrâneo tem várias mesas, um bar maravilhoso e uma pista de dança não muito grande. Dependendo do dia, toca-se estilos diferentes, portanto no dia em que estive lá variou bastante. Teve Blutengel, Type O Negative, Depeche Mode, Clan of Xymox, God Module, HIM, etc.
O bar é o ponto alto, e é famoso pelo Absinto e outros drinks temáticos.
Se festa não for o seu estilo, ou se você prefere uma noite mais "TRUE", também existe um leque de opções de bares de metal e metal extremo em Berlin, principalmente pela área de Kreuzberg. Visitei alguns e não queria sair de lá nunca mais, rs.
O mais conhecido é o Paule's Metal Eck, na tradução "Esquina de metal do Paule", que fica aos arredores de Ostkreuz. O bar é bem grande e bem frequentado pela cena headbanger. Sinta-se em casa ao entrar e deparar-se com bodes e pentagramas pelas paredes e tetos e até mesmo nos banheiros. As paredes também são lotadas com posteres, autógrafos e logos de bandas louvadas do Black e Death Metal. Sem falar é claro, na trilha sonora de primeiríssima qualidade o tempo todo. Watain, Suffocation, Mayhem, Malevolent Creation, Marduk, Morbid Angel, etc. O lugar também tem como especialidade a típica cerveja berlinense, a Becks no bar.
Uma quadra depois fica o underground e não tão conhecido Blackland. Como o nome já sugere, esse é o ponto de encontro true da cena Black Metal. Não muito diferente do Paules, porém com decoração predominantemente preta e "malvada". Pentagramas e símbolos satânicos lá reinam, junto a posteres do underground do metal negro berlinense etc. Lá você escuta Merrimack, Dissection, Satyricon, Taake, e mais um monte de coisa boa. Também, sem esquecer dos clássicos da casa, como o Motorhead por exemplo.
Pelas redondezas, ainda existem mais 2 ou 3 opções de bares voltados ao público metal, basta mover-se mais algumas quadras.
Se você curte Hidromel, Folk/Viking metal e todo um ambiente estilo Mittleälter, recomendo também a visita ao Rock&Wikinger Bar, que fica em Friedrichsein e costuma lotar antes das festas na K17 começarem.
Espero que tenham gostado do meu pequeno guia, e espero que seja últil também.
Aguardem, pois mais posts sobre a minha viagem estão por vir.
Até.

7 comentários:

  1. Se algum dia eu já quis conhecer Berlin, com toda certeza agora quero muuuito mais! A K17 parece ser um sonho huehehue
    bjo lindona, tava com saudade de post no blog :D

    ResponderExcluir
  2. Gente,o céu existe,é na terra,é em Berlim hahahahaha <3

    ResponderExcluir
  3. Quando vc disse que esse DunckerClub era a casa post-punk meu coração se encheu de felicidade! rsrs :D Gostaria muito de conhecer! Deve ser muito massa mesmo!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Céus... que lugares incríveis!
    Como eu sinto falta de lugares alternativos assim pra sair por aqui.
    Talvez pra quem seja de São Paulo ou até mesmo do Rio (não sei como é por aí direito) não entenda quando eu falo isso, mas Minas é um lugar pobre pra caramba de lugares alternativos assim. Pra falar a verdade, nem sei se teria público também porque o pessoal daqui é bem difícil viu...
    Mas enfim, amei o post! Espero um dia poder ir até lá e conhecer todos! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Caraaaa, para tudo que eu vou ter um trecooo, que sonhooooo, é como um parque de diversões para os trevosos <3 <3 <3
    Como faz pra você me adotar em? kkk

    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Hoje estou passando aqui rapidinho só pra dar um recadinho, está rolando um sorteio especial de 3 anos de blog lá no meu cantinho. Estarei sorteando 4 itens "medievais" que podem servir pra homem e pra mulher.

    Se tiver interessanda em participar vou deixar o link aqui pra você preencher o formulário.

    No mais, boa sorte desde já!

    Sorteio do blog

    ResponderExcluir
  7. Menina, vim aqui ver porquê você sumiu, e me deparo com esse post! Que lugar lindo! <3 Espero futuramente ter condiçõe$ para visitar locais assim também, sou doida pra ver ao vivo aquela Cyberdog que fica em Londres... Quem sabe um dia né?! E não para de postar nãããããooo, eu adoro teu blog, de coração! Beijão <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir